MENU INÍCIO MAIS IN ENGLISH

PERSONALIDADES



Connie Goldman

30/07
Connie Goldman começou na Mattel Electronics em 1982. Embora fosse contratada como programadora, seu verdadeiro talento era como artista. Ela demonstrou ter mais personalidade para criar imagens de 8 por 16 pontos do que qualquer um tivera antes.
Embora tivesse criado e estivesse trabalhando em um jogo (Mystic Castle, mais tarde renomeado como Thunder Castle), ela logo estava despendendo mais tempo a ajudar outros programadores, desenhando gráficos e animações para seus jogos.
O programador David Warhol foi designado para ajudá-la a finalizar Thunder Castle, iniciando um relacionamento de trabalho que durou 30 anos - após a Mattel, Dave contratou Connie para criar os gráficos da maioria dos jogos para Intellivision que ele produziu na INTV Corp., incluindo Diner, Commando e Body Slam! Super Pro Wrestling!.
Após o Intellivision, ela continuou a trabalhar com a empresa de Dave Realtime Associates em novas plataformas. Enquanto os gráficos de jogos ficavam mais realistas e mais complexos para criar, ouviu-se Connie lamentar uma vez: "Eu quero meus pixels de volta!", saudosa daqueles dias mais simples de personagens de 8 por 16 pontos.





David Akers

01/04
Dave Akers não era tecnicamente um programador Intellivision. Ele fazia parte da equipe da M Network, que levava títulos originais para outras plataformas, inicialmente Atari 2600.
Provavelmente, seu trabalho mais conceituado e comentado seja a tradução de Star Strike para o sistema Atari.
Sobre o jogo, um crítico escreveu: "Por que a Mattel guardou seu melhor trabalho para o console da Atari?".
Ao que parece, a Atari soube dessa notícia e, assim que a Mattel Electronics fechou, Dave foi contratado pela Atari para trabalhar em sua divisão de máquinas arcade.
Após sair da Atari, ele se mudou para o Japão, onde leciona inglês.
Em 2012, voltou ao universo Intellivision ao programar 2 jogos para a Elektronite: Match 5 e Paddle Party.





Dave Chandler

08/08/1923 23/03/2011
Uma das mais importantes personalidades da história do Intellivision, Dave "Papa Intellivision" Chandler foi o engenheiro chefe da Mattel Electronics.
Em 1978, Dave e sua equipe desenharam o conhecido console marrom e dourado com seus famosos controles, quebrando os padrões dos joysticks da época. O disco direcional digital foi o precursor dos controles digitais atuais.
Pouco antes de seu falecimento, Dave dizia se sentir agradecido por tantos seguidores leais do console.
Um site oficial foi criado por familiares.





David Stifel

09/10
Começou na Mattel Electronics programando demos para o Intellivision, até desenvolver seu próprio projeto Game Factory. Este cartucho para o módulo Entertainment Computer System permitia aos usuários criarem seus próprios jogos para o Intellivision utilizando muitas das ferramentas usadas pelos programadores. Foi o último projeto para o Intellivision finalizado na Mattel, um ou dois dias antes do fechamento do setor. A Mattel não o lançou, mas está na coleção Intellivision Rocks para Windows.
David é, também, ator de filmes e teatro - você pode reconhecê-lo como o bêbado caolho em uma cena com Tom Cruise em Minority Report. Sua voz e rosto também foram utilizados em um pirata em audio-animatronic na ilha Tom Sawyer na Disneyland.





David Warhol

15/07
David chegou à Mattel em 1982.
Inicialmente, colaborou com Connie Goldman no jogo Thunder Castle. Criou, então, seu próprio jogo Mind Strike para o Entertainment Computer System.
Ele também demonstrou seu potencial de gerenciamento ao supervisionar o desenvolvimento de Bump 'n' Jump.
Após sair da Mattel Electronics, a empresa de Dave (Realtime Associates) desenvolveu cerca de 20 novos jogos para a INTV Corp. até 1989.
Em 2015, a Realtime Associates trabalhou, entre outros projetos, em jogos do Intellivision, como a nova geração (Gen2) dos clássicos Astrosmash, Shark! Shark! e Night Stalker para o Playstation Home e PS Vita da Sony. Infelizmente, o projeto de financiamento coletivo do projeto não conseguiu os recursos necessários.





Don Daglow

10/09
Programando jogos de simulação nos computadores da universidade enquanto estava no colégio, Don queria tentar trazer um jogo no estilo simulação para o Intellivision, o que levou ao seu ponto de referência, Utopia.
Pouco depois do lançamento de Utopia, Don foi promovido a gerente, e então Diretor de Softwares de Aplicação (também conhecido como Programação para o Intellivision) responsável por conduzir dezenas de títulos populares ao desenvolvimento.
Atualmente, Don lidera um estúdio social de criação de jogos e ministra palestras sobre desenvolvimento de jogos.





Eric Del Sesto

12/06/1965
Eric Del Sesto foi programador da Mattel Electronics entre junho de 1983 e janeiro de 1984, quando a empresa fechou.
Contratado aos 18 anos, trabalhou na adaptação de BurgerTime para o Apple II, além de conversões de outros jogos para o Apple II, Atari 2600 e ColecoVision.





Gabriel Baum

02/12
A CABEÇA dos Blue Sky Rangers.
Gabriel foi Vice Presidente de Softwares de Aplicação (jogos de videogame) na Mattel Electronics entre 1980 e 1984, e embora fosse tecnicamente "o cara", ele liderava com humor, criatividade e era aberto a ideias (tolo, ok) alternativas que inspiravam os programadores e resultaram em grandes jogos que ainda são divertidos atualmente!





Gene Smith

1950 07/2002
Gene Smith iniciou sua carreira em 1982 na Mattel Electronics. Programou o jogo para Intellivoice Bomb Squad, além de participar da equipe de desenvolvimento do jogo Tron Solar Sailer.
Após sair da Mattel, continuou a escrever jogos para Amiga e PC por 19 anos até o seu falecimento em 2002.





George Plimpton

18/03/1927 25/09/2003
O jornalista e escritor norte-americano George Ames Plimpton foi o garoto-propaganda do Intellivision durante os anos 80. Aproveitando sua experiência no jornalismo esportivo, a Mattel Electronics o contratou para anúncios impressos e comerciais de TV. Neles, Plimpton quase sempre aparecia comparando os gráficos do Intellivision com os do Atari 2600, geralmente com títulos esportivos. Ganhou o apelido de "Sr. Intellivision".
Plimpton faleceu em sua residência, em Nova York, vítima de um ataque cardíaco.





George Sanger

14/12
O jogo do Intellivision Thin Ice continha música de um artista desconhecido chamado George Sanger. Daquele começo simples, George tornou-se um fértil compositor de jogos de videogames e computadores, famoso na indústria como "The Fat Man".
Em 2002, para celebrar o lançamento do CD de músicas Intellivision in Hi-Fi, George e sua banda Team Fat foram para Las Vegas apresentar um arranjo surf-rock do tema de Thin Ice na Classic Gaming Expo.





Joe Ferreira King

01/04
Joe King foi contratado pela Mattel Electronics em 1982 para fazer os gráficos dos jogos do Intellivision, mas logo mostrou interesse em criar gráficos para todas as plataformas com as quais a Mattel Electronics trabalhava - Atari 2600, ColecoVision, IBM PC, Apple II, Aquarius Computer (da própria Mattel) e os sistemas em desenvolvimento que nunca foram lançados Intellivision III e IV.
Joe criou arte e animação para todos eles e, em parceria com Steve Ettinger, auxiliou no design dos jogos não lançados Magic Carousel e Hover Force 3-D (lançado posteriormente pela INTV Corp. como Hover Force).
Após o fechamento da Mattel Electronics em 1984, Joe se tornou cartunista e ilustrador, cujos trabalhos apareceram em vários jornais e galerias norte-americanas.





Julie Hoshizaki

15/07
A Blue Sky Ranger Julie Hoshizaki programou o jogo Thin Ice para a Mattel Electronics em 1983. Devido à quebra da indústria de jogos em 1983, o cartucho só foi lançado em 1985 pela INTV Corp.
Atualmente, Julie ministra aulas de design de jogos em um colégio no Texas. Sua turma foi uma das 5 finalistas na E3 Expo College Student Game Award de 2013.





Karen Nugent

31/07
Karen fez os gráficos e animações de vários jogos do Intellivision, entre eles Mission X e o clássico Burgertime.





Karen Tanouye

10/11
Karen McConathy (Karen Tanouye, quando trabalhou na Mattel Electronics) programou um jogo de Woody Woodpecker com voz para o Intellivision.
A trilha sonora, com a voz original do Pica-Pau Grace Lantz, foi gravada, mas em agosto de 1983, a Mattel desligou a tomada dos jogos para Intellivoice e demitiu a maioria dos programadores que trabalhavam em jogos para o acessório, incluindo Karen.
Woody Woodpecker para o Intellivision não foi finalizado nem lançado, mas Karen ainda é parte da história do Intellivision.





Keith Robinson

09/09/1955 13/06/2017
Na Mattel Electronics, Norman Keith Robinson foi programador de TRON Solar Sailer e supervisor dos jogos Shark! Shark!, Thin Ice (a ilustração da caixa também é sua), Hover Force entre outros títulos do Intellivision.
Keith também participava de feiras e eventos voltados aos quadrinhos para demonstrar seus trabalhos na área.
Foi o fundador e presidente da Intellivision Productions, Inc. até o seu falecimento, em 2017, por problemas cardíacos.





Mark Urbaniec

15/05
O integrante dos Blue Sky Rangers Mark Urbaniec desenhou e programou o clássico do Intellivision Vectron. Mais tarde, como gerente da Mattel Electronics, supervisionou a programação de vários outros títulos.
Após a Mattel encerrar a produção dos jogos e consoles em 1984, Mark deixou a indústria de jogos, exceto por um breve retorno para programar a versão Intellivision de Pole Position para a INTV Corp. em 1988.





Michael Breen

15/12
Programador da Mattel Electronics.
Criador do jogo Buzz Bombers.





Mike Minkoff

30/05
Mike Minkoff foi o designer e programador do clássico para Intellivision Snafu.
Um dos primeiros Blue Sky Rangers, logo se tornou um dos dois diretores do departamento de jogos da Mattel Electronics, ao lado de Don Daglow.
Mike supervisionou o desenvolvimento de Space Spartans, B-17 Bomber e muitos outros títulos.





Pat Dulong

02/12
Trabalhou na Mattel Electronics no início da década de 1980.
Muitas pessoas relacionam a Mattel Electronics aos programadores do Intellivision, mas também havia uma subsidiária chamada M Network que produzia jogos para outras plataformas, incluindo Atari 2600. A maior parte dos jogos da M Network eram conversões dos títulos do Intellivision, mas alguns eram originais. E o que havia em comum na maioria dos jogos da M Network eram a música e os efeitos sonoros de Pat!





Ray Kaestner

27/06
Ray Kaestner também foi um dos Blue Sky Rangers.
Ray programou vários jogos portáteis no início da década de 1980. Nessa mesma época, programou jogos clássicos do Intellivision para a Mattel Electronics, como BurgerTime e Masters of the Universe, além de jogos para a INTV Corp. no final da década, como Mountain Madness: Super Pro Skiing e Slap Shot: Super Pro Hockey.
É considerado um dos mais talentosos programadores do Intellivision.





Richard S. Levine

28/10
Iniciou sua carreira com videogames na Mattel Electronics com jogos portáteis.
Programou PBA Bowling (com Mike Minkoff) para o Intellivision.
Mais tarde, na Imagic, desenvolveu os inovadores Microsurgeon e Truckin', também para o Intellivision.
Recentemente, escreveu histórias de ficção-científica, disponíveis em versões eletrônica e impressa.

Para saber mais sobre os projetos de Rick, acesse o site oficial http://www.rickslevine.com.





Ronald Surratt

15/09
Programou o software que faz o módulo Intellivoice falar. Depois, foi promovido a gerente da M Network Programming, no comando da equipe local que produziu versões dos jogos do Intellivision para o Atari 2600.
A melhor versão que ele pessoalmente programou para o Atari 2600 foi BurgerTime. Ressalta-se que o fez sob protesto; ele repetidamente disse ao marketing da Mattel Electronics que BurgerTime não poderia ser executado no hardware do Atari. O marketing insistiu e Ron conseguiu fazer uma tradução que superou muitas das limitações e se tornou uma surpreendentemente fiel - e divertida - versão do jogo.





Stephen Roney

04/11
Stephen e seu companheiro Bill Fisher desenvolveram o primeiro jogo com voz para o Intellivision, Space Spartans, em 1981. Muitas das rotinas-base de voz que Stephen escreveu para o Space Spartans foram usadas em todos os jogos seguintes para Intellivoice. Após finalizarem Space Spartans, Stephen e Bill foram colocados no B-17 Bomber para auxiliar o programador John Sohl na definição e finalização do jogo. Também desenvolveu o não lançado Space Shuttle.
Stephen trabalhou em vários outros projetos da Mattel Electronics, incluindo a tradução do Utopia para o Aquarius Computer. Em 1997, fundou, com o Blue Sky Ranger Keith Robinson, a Intellivision Productions, Inc. para manter os jogos clássicos do Intellivision disponíveis para velhos fãs e apresentá-los às novas gerações.
Como Vice Presidente Sênior de Desenvolvimento de Software, Stephen criou o emulador do Intellivision para Mac, que se tornou a base para a maioria dos lançamentos seguintes do Intellivision, incluindo PlayStation 2, Xbox, DS e iPhone.
Em julho de 2017, assumiu a presidência da Intellivision Productions após o falecimento de Keith Robinson.





Steve Ettinger

05/11
Na Mattel, Steve demonstrou talento para trabalhar com novas tecnologia assim que disponíveis. Seu primeiro projeto foi o jogo Magic Carousel para o Intellivoice. Infelizmente, a Mattel não achava que um jogo do Intellivoice direcionado às crianças seria rentável, então o jogo foi engavetado e visto apenas após sua inclusão no Intellivision Rocks para Windows, lançado pela Intellivision Productions 20 anos depois.
Mais tarde, desenvolveu Hover Force 3D, usando uma nova tecnologia de gráficos em três dimensões. O jogo teve impacto positivo na Consumer Electronics Show de janeiro de 1984 em Las Vegas, mas a Mattel Electronics fechou três semanas depois. Refeito simplesmente como Hover Force, foi lançado pela INTV Corp. alguns anos depois.
Steve continuou a criar jogos para a INTV durante os anos 1980, incluindo Slam Dunk: Super Pro Basketball, Chip Shot: Super Pro Golf, Body Slam: Super Pro Wrestling e Spiker: Super Pro Volleyball.
Ninguém programou mais jogos para o Intellivision do que ele. A maioria dos jogos possuia uma grande dose de humor, como os nomes dos lutadores (Barão von Baque, Sr. Dor) ou a animação de um golfista desmaiando quando ele acertava uma tacada longa.





Steve Tatsumi

25/11
No início da década de 1980, Steve trabalhou principalmente na criação de versões dos jogos do Intellivision para o Atari 2600, embora tenha desenvolvido alguns títulos originais inéditos.
Quando a Mattel Electronics demitiu os últimos programadores em janeiro de 1984, ela deu a eles três meses de verbas rescisórias. Em vez de permanecer parado, Steve conseguiu um emprego quase imediatamente na Sega, que quase imediatamente em seguida, demitiu a SUA equipe de programadores. Então, Steve se destacou por receber verbas rescisórias de DUAS empresas de jogos ao mesmo tempo.





Tom Priestley

26/01
Esta é a foto do programador Tom Preistley, em 1983.
Ele criou um jogo educativo para o módulo ECS chamado Number Jumble. Infelizmente, a Mattel fechou a divisão do Intellivision logo após o jogo ter sido finalizado.
O jogo só foi lançado 20 anos depois quando foi incluído na coleção Intellivision Rocks para Windows.





Tommy Tallarico

16/02/1968
Nascido em Springfield, Thomas Andrew Tallarico começou a trabalhar com jogos aos 21 anos, criando trilhas sonoras para jogos da Virgin Games. Ele escreveu, apresentou, e co-produziu programas de tv até sair para se concentrar no seu projeto Video Games Live, uma turnê orquestral que apresenta trilhas sonoras de jogos com sua banda.
Tommy criou trilhas para jogos clássicos, como Prince of Persia, Earthworm Jim, Tony Hawk's Pro Skater entre outros.
Em 2018, após a morte do presidente da Intellivision Productions Keith Robinson, Tommy assumiu a linha de frente do Intellivision. Colecionador e jogador do console desde a infância, ele criou a Intellivision Entertainment e iniciou o ambicioso projeto do console Intellivision Amico, um novo videogame com hardware moderno e com a proposta de resgatar a união de pessoas no mesmo ambiente para jogar e se divertir.





Traci Roux

23/11
Em 1983, Traci era a mulher mais poderosa da Mattel Electronics.
Após uma série de jogos do Intellivision ser lançada no mercado com grandes bugs (B-17 Bomber, Royal Dealer), a ordem era que nenhum jogo seria lançado até que o Departamento de Qualidade emitisse o certificado que o jogo estava livre de erros. Para a maioria dos jogos do Intellivision, essa era a Traci.
Traci poderia trabalhar zelosamente (alguns diriam alegremente) tentando destruir o jogo, enviando o programador de volta ao teclado para corrigí-lo. Quando Traci autorizava o jogo de um programador, era motivo de celebração!
Ainda na Mattel Electronics, Traci se casou com seu colega de trabalho Ray Roux, que mantinha os computadores dos programadores funcionando.
Esperamos que, seja de qual maneira Ray parabenize Traci por seu aniversário, ele passe pela inspeção do Departamento de Qualidade!





William Fisher

16/05
Bill, como é conhecido, saiu da UCLA em 1981 e entrou no ramo de jogos eletrônicos na Mattel Electronics.
Seu primeiro projeto para o Intellivision foi o clássico Space Hawk. Depois, os jogos para Intellivoice Space Spartans e B-17 Bomber.
Promovido à gerência, supervisionou a conversão de jogos do Intellivision para Apple II e computadores IBM PC.
Quando a Mattel saiu do mercado de jogos em 1984, Bill fundou sua própria empresa, a Quicksilver Software Inc. em Orange County. Além de criar jogos para outras empresas, a Quicksilver desenvolveu a versão Windows do Intellivision Lives! e os aplicativos do Intellivision para iPhone e iPad.
Fora da área de jogos, a empresa também desenvolveu telas interativas para o pavilhão de ônibus espaciais no Centro de Ciências da Califórnia.